A cultura da inovação na era digital

Não podemos negar o impacto da tecnologia na sociedade. Seja diretamente, utilizando laptops, celulares e internet, ou indiretamente,

Leia mais


Não podemos negar o impacto da tecnologia na sociedade. Seja diretamente, utilizando laptops, celulares e internet, ou indiretamente, ao usar um serviço bancário ou vendo uma publicidade direcionada em nossa rede social, dependemos totalmente dela.

A inovação tecnológica é constante e o que vemos é que, de um dia para o outro, são disponibilizadas novas aplicações na nuvem para o mercado mundial, gerando uma grande disrupção nos modelos existentes. Esse contexto equipara empresas de pequeno porte com as de grande porte, democratizando as possibilidades de aplicação das tecnologias, tornando comum que grandes empresas sejam desbancadas por novas startups, por exemplo.

Neste cenário, antagonicamente, a evolução da tecnologia coloca as pessoas no centro das inovações necessárias para o destaque das empresas, visto que a tecnologia está disponível para todos e, portanto, cada vez mais as empresas necessitam das pessoas para se diferenciar. A tecnologia sozinha não resolve a necessidade de inovar, pois depende de ideias, que dependem de pessoas que estejam motivadas para a inovação.

Os valores profissionais que marcam esse período residem principalmente na capacidade de transformar algo mesmo diante de grandes mudanças e adversidades. As habilidades profissionais da era digital são exclusivamente comportamentais, onde se destacam os profissionais persistentes, resilientes,  abertos a adaptar-se rapidamente e motivados por inovações.

Mas, sabendo que são as pessoas as responsáveis por inovar e que todos os colaboradores precisam ser envolvidos nesta cultura de inovação, como estimular isso dentro da organização?

Não há uma fórmula, mas existem alguns passos que podem ser seguidos como:

 

  • Lançar desafios para a empresa,
  • Engajar as pessoas para a inovação,
  • Priorizar as melhores ideias,
  • Controlar sua implementação

 

Somente as empresas que sabem trazer à tona essa característica inata de cada funcionário conseguem gerar inovações, se desenvolver, crescer e conquistar novas oportunidades no mercado.

Na era digital, as pessoas querem e precisam ser envolvidas nas iniciativas corporativas de inovação. No fim, tudo continua começando e terminando com pessoas.

E você, tem organizado sua equipe para a cultura da inovação? Como? Qual é a sua opinião sobre este tema?

 

Fonte: Aevo; Futuro Exponencial.

One thought on “A cultura da inovação na era digital

Deixe seu comentário